Verónica [2017]

O sub-género das possessões demoníacas deve ser, possivelmente, a que tem um pior rácio entre qualidade e quantidade. É muito popular e há uma série de filmes que tentam a sua sorte, mas a verdade é que não há grandes exemplos de filmes realmente bens para lá do The Exorcist.

Verónica vinha bem recebido e com boa publicidade do Netflix, e sendo do Paco Plaza que nos deu um dos melhores filmes de zombies, REC, tinha algumas expectativas. Será que ele conseguiria fazer o mesmo com o este sub-género?

A resposta é claramente, não. Verónica conta a mesmíssima história que já tantas vezes vimos em inúmeros filmes, onde uma rapariga após uma brincadeira com tabuleiros de ouija é possuída por uma entidade demoníaca e cenas estranhas acontecem. Com isto não quero dizer que seja um mau filme, não é, mas o problema é que é apenas mais um e nada faz para se distinguir de todo o maralhal de filmes sem imaginação que andam por aí.

Onde o filme se consegue elevar um pouco mais e mostrar algo de diferente é quando faz e mostra algo de diferente, o que neste caso é o seu setting, Madrid em 1991, e isso acabou por ser muito refrescante e nostálgico porque em muito me fez lembrar a minha própria infância na época, não em Madrid, claro, mas Portugal e Espanha partilham muitas semelhanças.

O melhor: A representação dos inícios dos anos 90 em Espanha e que muito se assemelham ao que me lembro da minha própria infância.

O Pior: Sem grandes ideias e derivativo de tudo o que já foi feito neste sub-género.

Melhor cena: Honestamente não sei, não houve nenhuma que me tenha ficado na cabeça. As alucinações da protagonista são setpieces interessantes mas quase todas acabam por cair na previsibilidade do que filmes sem imaginação tipo The Conjuring andam agora a fazer.

Veredicto: Não é um mau filme, mas não tem qualquer chama ou garra para se destacar de tudo o que já foi feito, é apenas mais um.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: