The Nun – A Freira Maldita [2018]

O The Conjuring to James Wan rejuvenesceu o cinema comercial de terror da pipoca com altos valores de produção e uma realização cuidada, e com o seu sucesso germinaram uma série de imitadores que se destacam, claro, os seus spinoffs que formam agora um universo cinemático (vá lá, ao menos contenham o riso). 

São filmes suportados por uma formula que não se desvia um milímetro que seja das suas linhas guias, com setpieces na sua maioria tremendamente previsíveis e desinspiradas. E se a coisa até funciona com o The Conjuring original, as coisas descambam com os outros filmes, especialmente em Anabelle, portanto as expectativas para mais um spinoff, este centrado na freira Valak, não eram muito altas.

E como esperado The Nun é um mau filme, é até ingrato estar aqui a escrever quando nem consigo encontrar algo positivo para falar. Este é mais um daqueles filmes de terror que não tem uma história coesa ou com algum sentido para contar, sendo que pouco mais é que uma colecção de velhas e cansadas setpieces onde uma frágil e ténue linha narrativa as tenta ligar. Mal e porcamente como é óbvio.

Mas a maior desilusão acaba mesmo por ser o monstro, o que num filme feito especialmente para ele é deveras desolador e desanimador. A boa presença que teve em The Conjuring 2 dá aqui lugar a uma compilação de muitos rugidos e olhares maus que, acho, era suposto serem assustadores.

O melhor: O estilo e look gótico a fazer lembrar os clássicos de terror.

O Pior: Uma história sem interesse  sem grande sentido que mais parece que vai inventando à medida que vai progredindo. As setpieces baratas e sem imaginação que de tão usadas se tornam previsíveis.

Melhor cena: Uma coisa é certa, nada há aqui que se aproxime da introdução da freira no The Conjuring 2. É difícil escolher uma que se destaque de todo o lixo.

Veredicto: Horrível. The Nun é o actual cabeça de cartaz de tudo o que está mal no terror comercial moderno. Portanto, é para evitar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: