Spoorloos – O homem que queria saber [1988]

Regressamos à Europa em plenos anos 80, mais precisamente à Holanda para um filme que não classificaria facilmente de terror como género, embora esteja carregado de elementos e temáticas de puro terror.

Spoorloos (que aparentemente teve um remake americano poucos anos depois) conta a história de um casal de namorados holandeses durante a sua viagem de férias pela França. Numa das paragens numa qualquer estação de serviço ela desaparece sem deixar rasto. Não pensem que o resto do filme é a tentativa de descoberta do autor do rapto, isto porque o filme diz-nos quase imediatamente quem o fez. A grande questão que o filme nos coloca, a par da descoberta do paradeiro da Saskia, é a razão, e como é que o raptor fez o que fez.

Bom filme possivelmente o mais aterrorizante e desconfortável desta edição da Maratona Terror.

O melhor: Os sentimentos de angustia existencial, indiferença e fatalismo que provoca, que pessoalmente é o único tipo de terror em cinema que ainda me desperta medo. O final do filme é perfeito na forma como fecha com chave de ouro todas as temáticas que vinha a construir. A pequena janela para os verdadeiros anos 80 (ou seja, europeus e não americanos) que vivi e ainda estão gravados na minha memória.

O Pior: A banda sonora… não encaixa ali bem, infelizmente. Acaba por ser apenas um nitpick e nem faz muito sentido trazer à baila porque vai contra o tema central da obsessão de a encontrar, mas PORQUE RAIO NÃO FOI ELE À POLICIA QUANDO DESCOBRIU O ASSASSINO!? 😥

Melhor cena: Não é tanto uma cena, mas mais todo um acto, falo é claro do desaparecimento da Saskia e dos aterrorizantes momentos posteriores em que o seu namorado não a encontra.

Veredicto: Muito desconfortável, nem tanto pelo que nos mostra, até porque é pautado por alguns momentos de bom humor negro, mas essencialmente pelo que não nos mostra e nos obriga a reflectir. É uma desconcertante viagem de puro terror existencial e um retrato da banalidade do mal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: