A Girl Walks Alone at Night – Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa [2014]

Uma maratona terror do Pixelhunt não poderia existir sem um filme moderno todo artsy e pipi, portanto aqui está este A Girl Walks Alone at Night.

Escolhi-o essencialmente porque admiro bastante a cultura e história persa que, mesmo estando sobre o jugo da teocracia islâmica actual, é muito rica, original e interessante. É verdade que à semelhança de outras boas obras iranianas anti establishment como Under the Shadow ou Persepolis este não é um filme directamente originário do Irão mas sim feito por descendentes e repatriados, mas é uma criação de iranianos reflectindo a sua cultura e claro é falado em farsi.

Fiquei bastante impressionado com o filme e como mesmo tendo um look artsy e presunçoso é no fundo uma história bastante simples (ainda que vestido com fortes temáticas) e um romance doce e genuíno se bem que muito singular de tão circunspecto que é.

O melhor: A espectacular fotografia a preto e branco. O design e impacto visual da protagonista, a musica e o ambiente que mescla o noir com o western. Escondido por detrás dum simples filme de vampiros estão temáticas de feminismo, tradição e patriarcado que espelham a actual fractura interna na sociedade iraniana e que tem vindo a mostrar sinais de quebra com o peso dos desejos da nova geração.

O Pior: É uma realidade inerente a um filme que nunca poderia ser gravado no Irão actual. Mesmo tendo em conta que é uma cidade fictícia saída directamente dum qualquer pesadelo, Bad city é obviamente nos EUA e isso trás uma certa dissonância a toda a experiência.

Melhor cena: A lindíssima cena de quando os dois protagonistas se conhecem ao som dos White Lies, possivelmente uma das mais bonitas cenas desta maratona terror ❤

Veredicto: Gostei muito! Um bom exemplo do movimento às vezes classificado de terror pós-moderno, pode ser inacessível para a maioria das pessoas mas criou um impacto em mim o que é meio caminho andado para não ficar esquecido pelo tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: