Portrait de la jeune fille en feu – Portrait of a Lady on Fire [2019]

Só um pequeno resumo da premissa porque isto não propriamente um Star Wars onde todos sabem ao que vão.

Nos finais do século XVIII uma jovem e talentosa pintora é contratada pela senhora duma casa aristocrática numa remota ilha francesa para pintar o retrato da sua filha, que está prometida para casar com um aristocrata milanês. O problema é que ela não aceita pousar para a pintura, como protesto por não querer casar. A pintora tem apenas alguns dias para, em segredo, conseguir pintar um retrato apenas com as memórias desses dias passados em conjunto. Claro que dessa ligação acaba por nascer uma atracção que desafia os tabus da época.

O melhor: O maravilhoso argumento onde cada palavra, cada frase, diálogo e silêncio são usados com o maior cuidado do mundo como se fosse uma frágil e preciosa peça de cristal. As interpretações carregadas de contenção e sobriedade, que dão mais valor aquando das explosões emotivas. A fotografia é incrível, é dos filmes visualmente mais bonitos dos últimos tempos e a ausência de qualquer banda sonora aumenta a imersão e realismo do filme.

O Pior: É assim, eu sou o gajo dos filmes lentos, gosto que eles levem o seu tempo a mostrar as coisas, mas não mentirei que senti algumas cenas um pouco longas demais.

Melhor cena: Sem entrar em spoilers, eu tinha a cena de quando as protagonistas acompanham a empregada até à velhota da aldeia, o impacto emocional é tremendo, mas quando vi a ultima cena… orr só não chorei porque estava no trabalho.

Veredicto: À superfície pode parecer uma clássica história dum amor impossível destinado a nunca levantar voo, mas por debaixo encontra-se uma experiência emocional que nunca sente a necessidade de manipular e de se esfregar na cara do espectador.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: