The Irishman – O Irlandês [2019]

O melhor: O elenco estratosférico, em especial Joe Pesci que tem aqui um registo bem diferente do que nos habituámos a ver nos seus filmes do Scorsese, mais contido e calculista. De Niro e Al Pacino felizmente dão-se ao trabalho de nos dar boas interpretações e nota-se que não estão ali apenas para o cheque. O ultimo terço do filme é uma reflexão da mortalidade e da passagem do tempo, algo muito refrescante num filme de gangsters do Scorsese, o foco do épico desvia-se do glamour da morte no auge para a depressão da passagem do tempo e do esquecimento natural.

O Pior: A chama dos dois primeiros actos (que por si só são mais que 2 horas de filme) brilha com pouca intensidade e é derivativo de filmes superiores do realizador, a história da mafia espelhada nos acontecimentos da história dos EUA não é interessante o suficiente para justificar tanto tempo de filme. O de-aging dos actores, especialmente durante as décadas de 50 e 60 não é suficientemente boa. Nós sabemos como eram os actores com aquelas idades e não basta tirar umas rugas para me fazer acreditar que têm 40 ou 50 anos. Toda a postura, andar e comportamento continua a ser de pessoas com quase 80 anos.

Melhor cena: A sequência em que montam a armadilha à personagem do Pacino. Tensão ao mais alto nível e magistralmente filmada.

Veredicto: Não fosse o ultimo acto, The Irishman seria uma obra menor na filmografia do Scorsese e derivativa do que foi feito em Goodfellas e Casino. Felizmente, o filme tem a maturidade suficiente para ser um excelente desfecho ao que o realizador nos habituou e um natural e reflectivo fechar de cortina numa temática que se iniciou na jovem irreverência de Mean Streets há quase meio século.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: