A bout de souffle – O Acossado [1960]

O melhor: A sua rebeldia, coolness, modernidade e a fascinante e hipnótica admiração pelo trivial. A sua edição e os jump cuts são, claro, muito conhecidos e de facto tornam a experiência muito refrescante na forma como corta toda e qualquer palha e gordura na acção, pedindo ao espectador que seja cúmplice e faça as ligações narrativas na sua cabeça. O resultado são conversas mais realistas sem a necessidade da artificialidade rítmica dos diálogos tradicionais, se bem que escreve-los dessa forma é por si só uma arte. Curiosamente a edição acabou por influenciar mais a actual geração youtube (mesmo que a maioria não tenha noção disso) que o cinema comercial.

O Pior: Não sei, é tudo um pouco relativo, como disse é um filme muito cool e experimental, mas mentiria se dissesse que gostava que fosse o standard. A sua desconexão é um resultado disso mesmo, tenho muito respeito e admiração, mas às vezes o tradicionalismo funciona melhor. Num prisma mais objectivo, os figurantes que têm de actuar e os actores secundários são bem fraquinhos e deixam cair a máscara do realismo que o filme tão bem consegue atingir.

Melhor cena: A minha cabeça diz a cena do quarto em que os protagonistas discutem filosofia no meio dum jogo de sedução. O meu coração quer dizer toda e qualquer cena que mostra as ruas de Paris ❤ Esta não é a Paris escura e real do Les Quatre Cents Coups, esta é luminosa, “glamourosa” e sensual, como os seus dois protagonistas.

Veredicto: A bout de souffle é o filme mais icónico, o poster child da Nova Vaga Francesa e acaba por merecer esse estatuto, mesmo que, pessoalmente, tenha gostado mais quer de Hiroshima, mon amour quer de Les Quatre Cents Coups. Mas é de longe muito mais experimentalista e modernista que os atrás mencionados. Nem imagino o quão avant garde, fresco, atraente e rebelde deve ter sido para o público da época.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: