Pierrot Le Fou – Pedro, o Louco [1965]

O melhor: Jean-Paul Belmondo e Anna Karina têm uma óptima dinâmica e mostram porque são os ícones que são, atirando-se de cabeça e dando o máximo em todas as cenas, por mais ridículas e patetas que sejam, e há muitas. Todo o filme é tão surrealista, estranho e todas as personagens comportam-se duma forma tão artificial que toda a experiência parece saída dum sonho em que pouca coisa faz sentido e coisas mínimas são exageradas ao máximo, e isso dá-lhe muito charme e personalidade. A cinematografia é muito boa e o filme está cheio de imagens icónicas.

O Pior: Uma coisa que me tenho vindo a aperceber na nova vaga francesa é como os filmes são frescos e modernos, mas envelhecem extremamente mal quando começam a entrar a todo o gás em territórios mais surrealistas e experimentais, e Pierrot Le Fou é possivelmente o caso mais flagrante. Por cada boa cena e ideia há dezenas de outras que são tão estranhas e forçadas (o teatro improvisado sobre a guerra do Vietname.. o que era aquilo? :D) que torna toda a experiência demasiado antiquada e feia, o que é pena, mas compreensível.

Melhor cena: A parte inicial em que o Ferdinand e a Marianne estão em fuga e vivem os diversos episódios, cada um mais rocambolesco que o anterior, é quando o filme brilha mais forte. Mal eles decidem deixar a ilha é quando ele me perdeu.

Veredicto: Há uns dias referi que estava surpreendido pela forma como estava a gostar bastante de todos os filmes do Godard, aliás eu amei o Bande à Part, mas infelizmente não sei se posso dizer o mesmo de Pierrot Le Fou. Não sei dizer, assim a seco (acabei de ver há coisa de 1 hora) se gostei ou não do filme, mas sei dizer com segurança que foi o filme do Godard que menos gostei até agora. E é fácil ver a razão, se Bande à Part era o seu filme mais acessível, este é, de longe, o mais inacessível dos filmes que vi dele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: