Le Samouraï – O Ofício de Matar [1967]

O melhor: A forma como Alain Delon consegue transmitir tanta presença por detrás duma fachada quase robótica e praticamente sem diálogos. Embora Le Samouraï seja mais um dos exemplos da nova vaga francesa (Le Samouraï ainda se pode caracterizar de tal?) que demonstra o fascínio por géneros tipicamente americanos, ou popularizado por Hollywood, neste caso o film noir,  a espectacular e carregadíssima atmosfera da Paris dos anos 60 é extremamente refrescante inserida neste género. Não consigo enfatizar a lufada de ar fresco que tem sido nesta maratona, que termina hoje, ver os anos 50 e 60 duma perspectiva europeia em vez da mais que saturada visão americana que tanto inunda o mercado.

O Pior: Não tenho muito onde pegar, mas fez-me alguma confusão como o Jef, que é suposto ser um assassino extremamente calculista e inteligente, comete alguns erros bem básicos. Porque razão não abandonou o chapéu e gabardina quando estava a fugir após o primeiro assassinato? Porque razão voltou ele ao clube à frente de todos quando era o principal suspeito? Porque razão deita lixo possivelmente incriminatório assim para o chão?

Melhor cena: Gostei muito de toda a sequência em que a policia persegue o protagonista pelo metro de Paris através de agentes disfarçados. É um empolgante jogo do gato e do rato, tudo sem grandes estardalhaços, muito metódico e sem receios de levar o seu tempo.

Veredicto: Gostei bastante, muito por causa da atmosfera que é do melhor que já vi, e da forma metódica, fria e calculista como o argumento e a realização (espelhando o seu protagonista) guiam todo o filme. E é fácil de ver a forma como veio a influenciar tantos filmes no futuro, não só em termos de história ou protagonista, mas também de feel e ambiente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: