The Bad Seed [1956]

the-bad-seed-movie-poster-1956-1020461248

Entramos assim de rompante na a década de 50 para um filme que… não é puro terror, mas apresenta temáticas perturbadoras.

É fácil cair no erro de ver este The Bad Seed como um percursor de The Omen (que também vai passar por cá) mas a meu ver são suficientemente distintos para não se sobreporem. The Bad Seed tenta abordar o problema da “criança maléfica” duma forma clínica e racional, apresentando ao espectador teorias psicológicas e o tema fracturante do que no ser humano é moldado pelo ambiente e pela genética. A criança é psicopata, mas o importante em The Bad Seed é descobrir o porquê, sendo que não o é por questões sobrenaturais como The Omen.

É um bom filme por si só e nota-se as suas origens literárias e de palco, aliás o elenco principal migrou directamente da peça de teatro. Os dilemas que a mãe da pequena Rhoda se vê confrontada são genuinamente complicadas e é fácil sentir o seu desespero. É uma boa performance por parte dela, assim como de quase todo o elenco, que dá provas de enorme talento, de tal forma que foram recompensados com algumas nomeações para Oscar.

Achei o desfecho (que não revelarei) francamente pobre e cobarde tendo em conta a coragem revelada durante o resto do filme, mas de certa forma compreende-se, tendo em conta a época conservadora que se vivia. Gostei do toque final, após os créditos, que pede ao espectador que não divulgue informações sobre o filme, para não estragar a experiência.

Gostei, toca em temas desconfortáveis, mas não esperem terror clássico, é acima de tudo um estudo psicológico da origem da maldade no ser humano. Vai ser interessante compara-lo com The Omen lá mais para a frente.

O próximo da lista é The Mummy, primeira pequena homenagem desta Maratona a Christopher Lee.

Comments
One Response to “The Bad Seed [1956]”
  1. Li e ouvi falar muito bem deste filme. A ver…

    Bons filmes,

    http://www.cinemaschallenge.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: