White Zombie [1932]

Poster_-_White_Zombie_01_Crisco_restoration

Damos então inicio À 6ª edição da Maratona Terror com uma viagem aos anos 30 para conhecer um filme relevante para a cultura popular moderna, na medida em que muitas das características associadas aos zombies que todos conhecemos, tiveram aqui a sua origem.

É certo que o zombie moderno teve origem em The Night of the Living Dead do Romero, mas é curioso ver alguns desses traços aqui, 30 anos antes, num filme que, quase de certeza, só foi feito para aproveitar o sucesso de Bela Lugosi em Dracula. Digo isto porque a sua personagem aqui partilha muitas (demasiadas) semelhanças com o principe das trevas que lh deu fama. O penetrante olhar, o discurso pausado e autoritário e o movimento felino está lá.

No entanto, aqui as temáticas são obviamente distintas. White Zombie explora os temas clássicos do voodoo haitiano que, curiosamente, é o catalisador da maldição dos zombies. Aqui, não há mistério em relação à causa do renascimento dos mortos, ela é causado pelo voodoo de Bela Lugosi.

É um filme interessante em termos históricos mas, infelizmente uma tremenda desilusão quase tudo o resto. Compara-lo com Dracula ou Frankenstein (que o precedem) coloca a nu todas as suas deficiências e nem sequer comparo com Bride of Frankenstein ou Dr. Jekyll and Mr. Hyde porque ai, parecem de tempos diferentes. O trabalho de camera é estático e preguiçoso (o que se aceita para a época) os cenários simplistas (se bem que o castelo impressiona) e as prestações dos actores terríveis (como seria de esperar Bela Lugosi enche todas as cenas que entra, que presença!).

Não foi dos melhores filmes que vi, longe disso, mas como documento histórico foi muito interessante. Podem-no ver aqui em baixo, é só 1 horita. Amanha, ou assim, verei o segundo filme da lista, The Bad Seed.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: