A Evolução de… Grand Theft Auto

Para celebrar a tardia chegada da série Grand Theft Auto a quem lhe abriu originalmente as portas em 1997, o PC, aqui está mais uma entrada na rubrica Pixevolução, onde acompanhamos a evolução, neste caso do jogo da Rockstar, desde o seu aparecimento, até aos dias de hoje. Como habitual, irei-me apenas focar nas entradas principais da série, portanto nada de jogos portable, mobile e spinoffs.

Grand Theft Auto [1997]

1Guardo muito boas recordações do velhinho e original GTA. De quando eu e o meu primo descobrimos a demo e de quando fui comprá-lo com o meu dinheiro. Revolucionário na altura, poder fazer o que bem entendesse numa enorme cidade (ou 3 neste caso, Liberty City, Vice City e San Andreas) era demais! O facto de ser em 2D era perfeitamente normal na altura e dar o salto para 3D num jogo desta magnitude era apenas um sonho futurista.


Grand Theft Auto 2 [1999]

2Portanto foi perfeitamente normal quando a sua sequela manteve o mesmo look 2D de visão aérea do seu predecessor. Foi o GTA que menos joguei, e a meu ver é o que menos élan deu à série, mas apresentou algumas novidades importantes como o sistema de facções e a possibilidade de jogar durante a noite!


Grand Theft Auto III [2001]

3Bom… o que dizer sobre GTA 3? Um dos que mais joguei, ainda hoje, tantos anos volvidos, ainda consigo recriar grande parte das ruas e bairros de Liberty City. Na altura foi um completo choque poder usufruir da experiência que tinha nos originais, agora totalmente em 3D, hoje em dia é complicado ter essa noção. Outro choque foi ter de esperar que saísse no PC depois de ser lançado apenas para a PS2. Começou aqui a relação amorosa da Rockstar com as consolas que ainda hoje perdura.



GTA: Vice City [2002]

VCPrimeira sequela de GTA 3, esta com o nome da segunda cidade jogável do jogo original: Vice City. Vice City no original era inspirada por Miami, aqui era inspirada por Miami… dos gloriosos anos 80! Portanto muito Scarface e Miami Vice. Fantástica banda sonora, incrível atmosfera. Em termos técnicos manteve o mesmo motor de jogo de GTA 3.



GTA: San Andreas [2004]

SAMais uma sequela inspirada pelas cidades do jogo original, desta vez San Andreas. San Andreas foi muito possivelmente o maior salto quantitativo entre jogos, embora o motor de jogo fosse o mesmo (com alguns melhoramentos, claro) desde GTA 3, San Andreas tinha tanto, mas tanto conteúdo que até assustava. Era um estado inteiro com três cidades distintas (Los Santos, San Fierro e Las Venturas) e uma incrível série de novas mecânicas.



Grand Theft Auto IV [2008]

4A série estreava-se nas novas consolas de então com o primeiro GTA que em vez de adicionar novos conteúdos decidiu… retirar. GTA IV deu um passo atrás em muitas coisas para poder dar dois em frente. Em retrospectiva muita coisa falhou e é dos GTA que pior envelheceu, tendo em conta a idade, mas em alguns aspectos foi um melhoramento em relação aos anteriores. Continua a ser o que mais opiniões divide dentro da comunidade.



Grand Theft Auto V [2013]

5Após uma série de expansões para o jogo anterior (Episodes from Liberty City) foi preciso esperar 5 anos até uma nova sequela. Pouco posso falar porque, à semelhança da tendência iniciada em GTA III, o lançamento no PC (onde a série nasceu) foi adiado, desta vez múltiplas vezes. Esperem uma opinião minha daqui a uns tempos.

Comments
One Response to “A Evolução de… Grand Theft Auto”
  1. Álvaro diz:

    Joguei o GTA 1 enquanto tirava um curso de informática e éramos uns 5 de volta o computador, bons tempos e bom jogo. Depois comprei o GTA 2 para a PSX e joguei-o até não poder mais.
    O 3 apareceu no computador e realmente foi um salto enorme, mas se não me engano já tinha jogado Driver que foi o 1º jogo que me apresentou um mundo jogável a 3D, embora só mesmo dentro do carro.

    Saiu o Vice City e para mim o melhor. Grande ambiente, conheço a cidade de uma ponta à outra e muitas horas passei a jogar. Depois perdi o interesse, o San Andreas tornou-se grande demais e nunca mais joguei nenhum.

    PS.: Experimentei por uns minutos o 4 apenas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: