The Mummy – A Múmia [1959]

the-mummy-movie-poster-1959-1020143992

Terceiro filme da maratona e primeira parte da pequena homenagem a Christopher Lee, que nos deixou este ano.

Dos principais sucessos da Hammer, só me faltava mesmo ver a reinterpretação por parte do estúdio britânico da Múmia. Gosto bastante do Dracula e ainda mais do The Curse of Frankenstein ambos do Terence Fisher e protagonizados pela dupla maravilha Peter Cushing e Christopher Lee. São filmes claramente do seu tempo onde as cores vibrantes, cenários berrantes, muito sangue e generosas mamas descobertas eram reis e imagens de marca. Puro terror gótico pré anos 60.

Foi assim que parti para esta versão da Múmia, também dirigida pelo trio de sucesso da Hammer e… que valente desilusão! Não sei o que passou, mas The Mummy é tão inferior e conservador em comparação com os seus “primos” da Hammer que nem parecem feitos pelas mesmas pessoas. Não há uma única gota de sangue, um decote que seja, o ritmo é lento e falta aquela garra e paixão que Lee dava a Dracula e Cushing a Victor Frankenstein. Mais parece uma cópia barata das versões dos anos 30, mas a cores. Que pena.

Positivamente destaco a classe de Peter Cushing mas… ele era mesmo assim, por isso nem é nada que o filme se possa gabar, é Cushing a fazer de Cushing. Em relação a Lee, o seu monstro aqui está alguns furos abaixo da sua reinterpretação do monstro de Frankenstein e a anos luz da força da natureza de Dracula.

Uma desilusão em todos os aspectos, The Mummy é o pior filme da Hammer que vi até hoje, uma pena. Vejo-vos amanhã ou assim para visitar The Tingler.

Comments
2 Responses to “The Mummy – A Múmia [1959]”
  1. jc diz:

    A Hammer tem muitos filmes bem piores, que por eles tive que passar quando iniciei o meu blog com o ciclo Hammer Horror. Por acaso gosto bastante deste. 🙂

Deixe um comentário