Close Encounters of the Third Kind – Encontros Imediatos do Terceiro Grau [1977]

Close_Encounters_poster

Depois duma ausência de alguns dias estou de volta à Maratona Sci-fi com um clássico que… não gozem, nunca tinha visto.

Quer dizer estava obviamente a par da história e de alguns dos momentos mais marcantes, não fosse este um filme com um forte impacto na cultura popular, mas o filme em si nunca o tinha visto.

Devo dizer que… não gostei lá muito, para ser sincero. Sim, reconheço alguns dos seus pontos fortes como os efeitos visuais, o excelente build up até ao clímax e a visão quase oposta à de Star Wars (que saiu no mesmo ano) mas como um todo saí deveras desiludido. Muito honestamente o filme nunca conseguiu criar qualquer ligação emocional comigo e, vendo-o agora à distancia, fico com a sensação de que passei as duas horas a ver luzes a passar e inúmeras cenas onde pessoas olham para o céu de boca aberta. E olham, e olham e olham… all the time.

Foi, de certa forma, refrescante ver um filme de visitas extraterrestres onde as motivações são pacificas (Spielberg revisitaria a ideia em E.T., que também é um filme que não vou muito à bola com), que infelizmente são mais raras do que os filmes de invasões. De resto, Close Encounters of the Third Kind pouco impacto teve em mim e, calculo, rapidamente se perderá na escuridão do esquecimento na minha memória.

Pois bem, amanhã estarei de regresso à maratona com um dos meus favoritos, vem da Austrália, é louco e chama-se Max!

Deixe um comentário