Triangle – Triângulo [2009]

triangle

Um filme que não conhecia, nem sequer me lembro de ter estreado por cá.

É no entanto muito complicado falar de Triangle sem entrar em spoilers, que é algo que quero evitar. Todo o filme gira em torno duma ideia que, se já conhecerem antes de ver o filme, vai estragar e de que forma a experiência. O mais revelador que direi é que me fez lembrar o excelente filme espanhol Los Cronocrímenes.

E o melhor do filme acaba por ser precisamente todo o processo de descoberta dessa ideia central. O espectador vai acompanhando as revelações, no entanto, o filme nunca nos deixa suficientemente confortáveis no meio das teorias que vamos formando porque, no seguimento duma revelação, vem logo outra peça do puzzle que tanto nos pode ajudar como complicar toda e qualquer teoria.tumblr_l74o0lglhm1qd9e6bo8_r1_400 Comparei-o com Los Cronocrímenes e de facto partilha toda a atenção ao detalhe e todo o minucioso processo narrativo com o filme espanhol, no entanto, a meu ver, fá-lo de forma menos graciosa, faltando-lhe algum realismo, já que aqui tudo acontece de forma tremendamente rápida (é o que dá ter apenas hora e meia de filme) tornando as acções da protagonista muito pouco plausíveis.

Mas este é um filme de terror na sua raiz e nesse aspecto é competente, com algumas cenas onde o gore não tem receios em marcar presença, contudo nota-se bem que o choque não era (e ainda bem para o filme) o principal foco de atenção do realizador, apenas uma forma de complementar a ideia central.

No geral Triangle é um filme competente, guiado por uma história e uma mecânica complexa que acaba por elevar o filme para fora do baú da mediocridade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: